É recomendado um intervalo de pelo menos 24 a 36 meses entre os procedimentos, caso o fator principal seja o reganho de peso. Este tempo é suficiente para avaliar o resultado da cirurgia, entender o problema e poder recomendar a melhor conduta. Também é um tempo suficiente para que o organismo esteja estabilizado para uma nova cirurgia.
Não. Estas técnicas são realizadas por videolaparoscopia, onde o paciente costuma receber alta hospitalar no dia seguinte, permitindo uma recuperação rápida, segura e tranquila.
Sim, pois tanto a obesidade quanto o diabetes são doenças metabólicas, inflamatórias, crônicas e progressivas. Caso uma das doenças recidivem (reapareçam), o que significa uma progressão da enfermidade metabólica, a cirurgia revisional se torna uma opção.
Estas cirurgias são muito seguras, desde que realizadas por profissionais habilitados e com experiência nestes procedimentos. A incidência de complicações, nas condições citadas é muito baixa, sendo inferior a 1%.
Quanto aos benefícios, o que se tem observado, sendo bem definido em estudos médicos científicos, é um controle efetivo da obesidade e/ou da doença metabólica, que tenha recidivado (reaparecido), melhorando o estado geral da saúde do indivíduo e trazendo uma melhor qualidade de vida.
É necessário que se diga que, atualmente, são disponíveis técnicas mais modernas e potentes, superiores as que eram oferecidas há uma década. Então, estas conversões trazem os benefícios desses novos mecanismos cirúrgicos. É como se estivéssemos substituindo uma medicação para controle de hipertensão arterial, por outra mais potente, para seu controle mais efetivo.
Conheça o Dr. Victor Dib, um cirurgião bariátrico com mais de 30 anos de experiência em medicina e mais de 7.000 cirurgias bariátricas realizadas com sucesso. Ele é pioneiro na cirurgia videolaparoscópica no Amazonas, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado através de pequenos orifícios no abdômen.
Em 2008, o Dr. Dib fundou o Instituto Victor Dib (IVD) para melhor atender pacientes obesos, oferecendo abordagem holística e integrada através da colaboração de profissionais médicos de diversas especialidades em um só ambiente.
Sempre buscando aprimoramento profissional, o Dr. Victor Dib fez residência médica em Cirurgia Geral e especializou-se em endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica.
Fez treinamento intensivo em centro de cirurgia bariátrica e metabólica.
Concluiu Mestrado e Doutorado em cirurgia e hoje é convidado para ministrar diversas palestras sobre cirurgia bariátrica, em diversos países do mundo. Apresenta ampla atividade no campo da ciência, promovendo diversas publicações em revistas científicas.
Além disso, o Dr. Dib é o atual presidente de um curso internacional de cirurgia bariátrica por ele fundado, o Bariatric Channel (www.bariatricchannel.com), ministrado em português, inglês e espanhol, que já conta com mais de 5.000 participantes de todo o mundo. Através desse curso, ele desenvolveu um convênio institucional com a renomada Universidade de Campinas (Unicamp), aprimorando o desenvolvimento de milhares de cirurgiões que buscam atuar na área da obesidade e da doença metabólica.
Com tantas realizações notáveis, o Dr. Dib é um cirurgião bariátrico altamente qualificado, comprometido com a saúde e o bem-estar dos seus pacientes, e líder em sua área de atuação. Se você está buscando um especialista em cirurgia bariátrica, o Dr. Victor Dib é a escolha certa para você.